Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Abrir empresa com sociedade: como ter total efetividade?

    Saiba como abrir empresa com sociedade de maneira assertiva e totalmente efetiva!

    Conheca Agora Mesmo O Melhor Caminho Para Abrir Empresa Com Sociedade Post - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Abrir empresa com sociedade: como ter total efetividade?

    Conheça o melhor caminho para realizar a abertura da sua empresa com sociedade 

    Apesar de se tratar de um sonho para grande parte dos brasileiros, ter o próprio negócio não é tão fácil e simples como parece, afinal, estamos falando de uma grande responsabilidade e desafios que nunca terminam, enquanto perdurar a empresa.

    Então, se você é funcionário de algum empreendimento e acredita que os sócios têm vida boa, sem muitas responsabilidades, precisa entender que há imensuráveis aspectos dos bastidores que somente eles têm conhecimento.

    Porém, desde que você tenha consciência de tudo o que falamos, o empreendedorismo pode ser um excelente caminho a ser percorrido por você, que deseja alçar novos voos profissionais e projetar um futuro brilhante pela frente. 

    E nós estamos aqui para abordar todo esse contexto em uma realidade voltada à sociedade empresarial.

    Ou seja, queremos falar diretamente com você, que pretende abrir empresa com sociedade, mas ainda não sabe por onde começar.

    Portanto, tudo o que estiver relacionado aos tipos de sociedade, trâmites de abertura de empresa, riscos e melhores estratégias, trataremos aqui, neste artigo, de forma aprofundada, porém, com total clareza e objetividade ao tratar de cada tema.

    Sendo assim, gostaríamos de agradecer a sua presença aqui conosco e aproveitamos para desejar uma ótima leitura!

    Abrir empresa com sociedade: quais os primeiros passos?

    Vamos lá, a primeira coisa que você precisa abdicar logo de início é a ansiedade de querer resolver tudo de uma vez só, afinal, estamos falando de um projeto que tem o intuito de ser de longo prazo, pois trata-se de abrir empresa com sociedade.

    Então, logo de início, iremos te mostrar quais os principais aspectos a serem priorizados:

    • Qual o tipo de negócio;
    • Quem serão os sócios;
    • Qual será a participação de cada um na empresa.

    Sendo assim, quando se trata do tipo do negócio, você tem que saber identificar – e responder – se é algo relacionado ao ramo de comércio, serviços, indústria ou qualquer outra área, lembrando que o importante agora é ter esse nível de clareza bem definido.

    Com relação aos sócios, obviamente não é em uma conversa de bar com os amigos que você irá decidir isso – por mais que, em alguns casos, aconteça.

    O que queremos dizer com isso é que, a escolha dos sócios é uma das principais decisões antes de pensar em abrir empresa com sociedade, pois você precisará estar cercado de pessoas sérias, confiáveis e que tenham o domínio e entendimento do tipo de negócio que vocês pretendem montar.

    Por fim, a questão da participação dos sócios também é crucial, pois isso deve estar claro desde o início, de modo que não existam divergências e reclamações futuras.

    Neste caso, todos os direitos e obrigações devem estar devidamente descritos e celebrados em um contrato social, que é a garantia de cumprimento de todos os aspectos relacionados ao negócio.

    Agora que concluímos as informações relacionadas aos primeiros passos para abrir empresa com sociedade, vamos seguir em frente para que você conheça um pouco sobre os tipos societários.

    Conheça os tipos de sociedade empresarial

    Você já deve estar cansado de saber que o Brasil é um país extremamente burocrático, com leis e normas complexas que, para muitos, mais atrapalham do que ajudam. Porém, é necessário estar por dentro do assunto se você pretende abrir empresa com sociedade.

    Falamos isto até mesmo porque existem diversos tipos de sociedade no país, com características que, por mais que pareçam iguais, possuem distinções.

    Portanto, iremos elencar os tipos empresariais que serão abordados e, na sequência, falaremos um pouco sobre cada um deles.

    Confira:

    • Sociedade simples;
    • Sociedade limitada;
    • Sociedade anônima;
    • Sociedade em nome coletivo;
    • Sociedade em conta de participação
    • Sociedade cooperativa;
    • Sociedade em comandita simples;
    • Sociedade comandita por ações;
    • Sociedade advocatícia.

    Sociedade simples

    A principal característica da sociedade simples é o fato de ser um tipo empresarial direcionado para prestadores de serviços, inclusive, outro aspecto importante é com relação aos conselhos de classes.

    Ou seja, CRM para médicos, CRECI para corretores de imóveis, CRC para contadores e por aí vai…

    Ao longo do artigo, trataremos dos aspectos de formalização, mas já podemos adiantar que, neste tipo de sociedade, não há a necessidade de registrar a empresa na Junta Comercial do município, porém, o registro no Cartório e Registro Civil para PJ é indispensável.

    Sociedade limitada

    Certamente você já leu por aí nomes de empresas com a nomenclatura LTDA, ou seja, limitada.

    Faz sentido, pois, neste tipo de sociedade, as responsabilidades de cada sócio são, efetivamente, limitadas.

    Sociedade anônima

    Popularmente conhecida como S/A, a sociedade anônima possui regulamentação específica, onde as quotas de cada sócio são divididas por ações.

    Aqui, como na sociedade limitada, as responsabilidades de cada sócio acionista também são limitadas e as questões patrimoniais de cunho pessoal são devidamente separadas da empresa.

    Sociedade em nome coletivo

    Já este tipo de sociedade é um conglomerado de pessoas físicas com responsabilidades ilimitadas, ou seja, se existirem dívidas na empresa, as consequências tendem a atingir os bens pessoais dos sócios.

    Sociedade em conta de participação

    Geralmente, trata-se de empresas com duas ou mais pessoas com uma finalidade específica.

    É muito comum ter o sócio que lida diretamente com as questões do negócio e outro que atua como sócio investidor.

    Sociedade cooperativa

    A sociedade cooperativa tem um propósito distinto dos demais tipos societários, pois a proposta é de uma atuação que promove serviços sem fins lucrativos.

    Ou seja, a união de pessoas com ideias e interesses em comum, geralmente em defesa de alguma causa.

    Há uma lei específica com normas e diretrizes, que você pode conferir aqui.

    Sociedade em comandita simples

    Aqui, podemos dizer que há uma mescla com relação à participação dos sócios, onde alguns podem ter responsabilidades limitadas e outros ilimitadas.

    Inclusive, o cargo de gerente não pode ser exercido por nenhum dos sócios.

    Sociedade em comandita por ações

    Na comandita por ações, o capital da empresa é formado e dividido por ações, onde cada acionista responde por sua quota parte.

    Possui características de uma comandita simples e também da sociedade anônima.

    Sociedade advocatícia

    A sociedade simples de advogados é o que vemos comumente em escritórios de advocacia, onde são oferecidos serviços jurídicos – atividade intelectual – com fins lucrativos.

    Como abrir empresa com sociedade de forma efetiva?

    Agora que você já ficou por dentro das principais características dos tipos societários, nada mais justo do que entender como abrir empresa com sociedade, não é mesmo?

    Pois bem, vamos elencar o passo a passo logo a seguir:

    • Definição do negócio;
    • Escolha dos sócios;
    • Consenso sobre o investimento inicial;
    • Elaboração de um plano de negócios;
    • Criação do contrato social;
    • Busca de uma contabilidade especializada.

    Bom, ao ler o que é necessário para abrir empresa com sociedade, você pode estar se questionando a respeito do papel da contabilidade dentro do passo a passo, mas isso é um assunto para o próximo tópico.

    O papel do contador na abertura da sua empresa

    Abrir empresa com sociedade costuma ser complexo e extremamente burocrático, por conta de uma série de decisões técnicas que precisam de total domínio para que você não tenha eventuais problemas e prejuízos no futuro.

    O contador é o personagem principal para garantir que todas as decisões sejam assertivas, e inclusive é ele quem irá cuidar de toda a burocracia, proporcionando assim mais tempo para você focar em outras atribuições do negócio e, consequentemente, a tranquilidade e segurança que você tanto precisa.

    Sendo assim, nos trâmites de abertura de empresa com sociedade, uma contabilidade especializada te ajuda em diversos aspectos, como:

    • Apoio na elaboração do plano de negócios;
    • Suporte com o contrato social;
    • Emissão de alvarás e licenças;
    • Definição do regime jurídico;
    • Escolha do tipo societário;
    • Adequação ao regime tributário mais vantajoso.

    Tudo isso precisa de um olhar mais apurado e técnico, para garantir a total conformidade do seu negócio com as leis vigentes, evitando que você tenha qualquer tipo de problema com a fiscalização.

    Os problemas de quem não prioriza a contabilidade

    Negligenciar um serviço especializado de contabilidade desde o planejamento estratégico do seu negócio é como se você optasse por navegar em um barco à deriva, sem bússola e sem um comandante para te guiar.

    Este é o exemplo perfeito e que acontece bastante, por conta de gestores que acreditam que todos os processos iniciais de um negócio são simples.

    Empreendedor, saiba que abrir uma empresa sem sócios já não é fácil, mas tenha a certeza que uma sociedade é ainda mais complicado.

    Inclusive, alguns pontos expõem o seu negócio a sérios problemas futuros, como:

      • Pagamento de mais impostos do que o necessário;
      • Equívocos no modelo societário;
      • Inconsistências contratuais.

    Se você soubesse o desgaste que isso gera, até mesmo no curto prazo, certamente pensaria duas vezes antes de abrir empresa com sociedade sem um apoio profissional.

    Priorize o suporte de especialistas

    Bom, você já pôde entender que o papel do contador é crucial e que sem ele abrir empresa com sociedade fica extremamente difícil e te expõe a decisões equivocadas, então, não há mais o que discutir, não é verdade?

    É importante que você saiba que uma simples inadequação tributária, por exemplo, é capaz de causar um enorme prejuízo no seu caixa, pois faz com que você tenha gastos desnecessários com impostos e tributos, além de promover a inconformidade da sua empresa com as questões legais, o que vem a representar uma grande dor de cabeça para você e seus sócios.

    Ter especialistas ao seu lado, te orientando em cada decisão, é fundamental para garantir o êxito que você precisa nos trâmites iniciais, até mesmo porque cada aspecto que é feito com cuidado e expertise acaba refletindo no futuro do seu negócio, sem eventuais erros e inconsistências na contabilidade e, consequentemente, no financeiro.

    Então, ao longo deste artigo você ficou por dentro de tudo o que faz parte dos processos de abertura de empresa com sociedade, mas a gente não iria concluir o conteúdo sem antes te dizer com quem, efetivamente, você pode contar para colocar tudo o que foi falado em prática.

    Portanto, no tópico a seguir, daremos a chave para você abrir a sua mente para novas possibilidades, através de uma contabilidade especializada em abertura de empresa com sociedade.

    Tenha o suporte especializado da Opta!

    Iniciar um negócio com sociedade é muito bom, principalmente quando todos os sócios estão bem alinhados com o mesmo propósito, mas é melhor ainda quando você conta com bons profissionais para cuidar dos seus bastidores, desde o começo.

    Nós, da Opta, somos uma contabilidade especializada em abertura de empresa com sociedade e podemos te garantir a assertividade que você precisa em todas as decisões, para começar com o pé direito.

    Afinal, somos um escritório com pleno know-how e expertise em gestão contábil para empresas e, além de possuirmos os melhores recursos e ferramentas disponíveis, disponibilizamos um time de profissionais altamente capacitados para entender o seu negócio e cuidar de todos os trâmites para você.

    Conosco, você tem a garantia de total efetividade em questões, como:

    • Escolha do tipo societário;
    • Adequação ao regime tributário mais vantajoso;
    • Emissão de alvarás e licenças;
    • Enfrentamento de demais burocracias.

    Ao ter um escritório contábil dedicado a cuidar de todos esses processos, torna-se possível usufruir de muito mais tempo e liberdade para que você e os seus sócios possam ter uma dedicação exclusiva às questões relacionadas à atividade-fim do negócio, com a tranquilidade de saber que as demandas contábeis estão nas mãos de quem, de fato, entende do assunto.

    Portanto, não hesite em nos contatar para tirar as suas eventuais dúvidas e conhecer mais de perto o nosso mix de serviços contábeis que farão toda a diferença no seu negócio, tanto nos trâmites de abertura, quanto no dia a dia de funcionamento.

    Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo e falar diretamente com um de nossos consultores.

    Gostaríamos de agradecer a sua presença até o fim deste artigo e aproveitamos para dizer que teremos a maior satisfação em atendê-lo.

    QUERO ENTRAR EM CONTATO!

    Summary
    Abrir empresa com sociedade: como ter total efetividade?
    Article Name
    Abrir empresa com sociedade: como ter total efetividade?
    Description
    Conheça o melhor caminho para realizar a abertura da sua empresa com sociedade. Apesar de se tratar de um sonho para... Abrir empresa com sociedade..
    Author
    Publisher Name
    opta Contabilidade
    Publisher Logo

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Deixe um comentário

      avatar
        Subscribe  
      Notify of
      Powered by