Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Saiba o que considerar antes de abrir empresa com sócio

Se Nao For Bem Pensado Seu Sonho De Abertura De Empresa Vai Virar Um Pesadelo Post (1) - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Saiba o que considerar antes de abrir empresa com sócio

Abrir empresa com sócio: do jeito certo, você realizará o seu sonho em parceria, caso contrário, tudo pode se transformar em pesadelo. No artigo de hoje, mostraremos o que você deve considerar!

O empreendedorismo nunca esteve em tanta evidência como está hoje, e os incentivos vêm de todos os lados, seja do próprio governo ou até mesmo dos meios de comunicação, que têm dedicado muito espaço para anúncios na TV aberta e, inclusive, programas televisivos sobre o tema.

E isso tem muito a ver com uma nova cultura que vem ganhando espaço, onde as pessoas buscam uma maior liberdade, com o desejo de serem “donas do próprio nariz”, tirando os seus sonhos do papel.

O cenário é positivo e foi bastante acelerado, por conta de toda a crise mundial que ainda estamos passando, o que pode ser muito contraditório, mas, a verdade é que o olhar desses novos empreendedores está enxergando a situação como uma oportunidade e não uma ameaça.

Como todo desafio, surgem os questionamentos, como:

Abrir empresa com sócio ou sozinho?

E, como esse é o tema central do artigo de hoje, iremos dissecar o assunto, de forma que, ao final, você possa ter uma maior clareza se vale mais a pena abrir empresa com sócio ou encarar tudo sozinho.

Sendo assim, vamos ao que interessa!

Clareza sobre a área de atuação

Existem diversos cenários quando estamos planejando investir em algum negócio e, nesse momento inicial, geralmente surgem muitas dúvidas, como:

  • Dá para empreender apenas com o que eu tenho disponível em conta?
  • Terei que buscar empréstimo?
  • Quero investir em tal área, mas soube que tem outra mais lucrativa.
  • É melhor abrir empresa com sócio ou sozinho?

É bastante comum que esses questionamentos sejam levados para familiares e amigos próximos, em uma busca por soluções, porém, não é muito recomendável fazer isso, pois, será muito provável que as respostas lhe gerem frustrações.

Vão dizer:

  • A concorrência é muito alta…
  • É muito caro…
  • Está fora de moda…
  • Não tem público para isso…

A grande verdade é que somente você será capaz de realizar uma pesquisa aprofundada sobre a área que pretende atuar, para ter uma maior clareza se vale a pena ou não.

É bom ressaltar que você precisa buscar algo que lhe traga satisfação e prazer, pois de nada adianta pensar apenas no dinheiro, se a sua rotina diária não for prazerosa.

Com isso, se você pensa em abrir empresa com sócio, no tópico a seguir, falaremos sobre algumas situações que acontecem muito nos momentos iniciais.

Abrir empresa com sócio: veja as situações iniciais!

O que mostraremos aqui são situações que, de fato, acontecem quando as ideias ainda são embrionárias, e é necessária essa contextualização para que você possa identificar onde você se encaixa.

São elas:

  • Toda a ideia do negócio parte de você;
  • A ideia do negócio é discutida em conjunto;
  • Terceiros apresentam uma ideia de negócio para você.

Sendo assim, é fácil de perceber, de acordo com esses três casos, que você pode se encaixar no perfil de iniciativa própria, de iniciativa conjunta ou de alguém que recebe algum projeto de negócio, analisa e vê se é interessante abrir empresa com sócio.

O fato é que, há um temor muito grande das pessoas em assumirem, sozinhas, uma nova empreitada, e buscam na figura do sócio um porto seguro que é capaz de gerar uma maior confiança para enfrentar todos os desafios inerentes a um negócio.

Mas, para abrir empresa com sócio, é extremamente necessário que tudo esteja muito bem alinhado, para não existir muitas divergências no dia a dia – sendo que pequenas divergências são comuns.

Veja algumas dicas a respeito de alinhamento entre futuros sócios:

  • Investimento (todos irão investir de forma igualitária? Se não, como será a divisão dos lucros?);
  • Você irá contar com um sócio efetivo ou sócio investidor? (O pró-labore tem papel importante);
  • Qual o papel de cada um no negócio?
  • Detalhamento em contrato.

Se você já decidiu que vale mais a pena abrir empresa com sócio, fique por dentro dos tipos de sociedade empresariais existentes no Brasil, de modo que você possa definir o modelo mais vantajoso para o seu negócio.

Tipos de sociedade empresarial

Deu para perceber que até aqui falamos sobre dúvidas comuns, que acontecem antes mesmo de uma decisão concreta a respeito do início de um negócio, de modo que você esteja ou não certo de abrir empresa com sócio.

Nesse tópico, iremos aprofundar e falar de assuntos mais técnicos, como os tipos de sociedade empresarial, para que você entenda como funciona cada um deles e possa ter um conhecimento mais avançado, para definir qual a melhor situação para inserir o seu negócio.

Mas, antes de falar sobre eles, vamos conceituar o que é uma sociedade empresarial, para te dar ainda mais clareza para abrir empresa com sócio.

Conceito: sociedade empresarial é um encontro de pessoas que possuem um objetivo claro e central, que é o exercício de alguma atividade econômica, sendo que se organizam para efetuar a produção e/ou comercialização, seja de produtos ou de serviços.

As empresas têm como maior objetivo o lucro.

Sendo assim, agora que você já entendeu o conceito de sociedade empresarial, iremos destacar cada uma delas, nos tópicos a seguir:

Sociedade simples

O nome já diz tudo, não é mesmo?!

Antes chamado de sociedade civil, esse tipo de sociedade empresarial é voltado apenas para a prestação de serviços, e todas as suas regras estão bem descritas no Novo Código Civil, sendo que, se você pretende abrir empresa com sócio nesse modelo, basta clicar aqui para entender como se aplica à sociedade simples.

Sociedade em nome coletivo

Aqui, todos os sócios são responsáveis por assumir suas obrigações e responder por elas, seja de cunho financeiro ou fiscal.

É através do contrato social que há a possibilidade de limitar, entre os sócios, quais serão as responsabilidades de cada um.

Lembra que falamos a respeito de um sócio que pode ter suas próprias atribuições, e, inclusive, investir com um valor diferente do seu quando você decide abrir empresa com sócio?

Pois é, isso é possível e pode ser detalhado no contrato.

Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão EmpresarialPowered by Rock Convert

Sociedade em comandita simples

Agora, vamos aumentar um pouco o nível de complexidade, sendo que nesse tipo de sociedade há duas formas de se dividir os sócios, sendo elas:

  • Comanditados (Pessoas Físicas): responsáveis pelas obrigações fiscais da empresa;
  • Comanditários: Responsáveis pelas obrigações correspondentes à sua quota parte no negócio.

O contrato continua tendo papel fundamental na organização da empresa.

Sociedade limitada

Quem nunca leu por aí a sigla LTDA, não é verdade!?

É um modelo de sociedade bastante comum no país e traz a exigência de mais de um sócio no negócio, podendo ser pessoa física ou jurídica.

Nesse formato empresarial, a participação dos sócios é feita por cotas e é através de cada uma delas que são definidas as participações dos sócios no negócio.

A sociedade é representada pelo administrador, que deverá ser o representante legal do negócio.

A seleção da figura do administrador na sociedade é feita através de uma votação entre todos os sócios.

Sociedade anônima

As S/A também são bastante conhecidas no Brasil e, aqui, estamos falando de um tipo de sociedade que já está um degrau acima, em fator econômico e maturidade empresarial.

Quando falamos em sociedade anônima, já não falamos mais de uma empresa, onde associa-se o capital a determinado nome, sendo que, nesse modelo, ele é dividido por ações, com exigência de, no mínimo, 7 acionistas, cujas responsabilidades estão atreladas a essas ações.

É bastante utilizados por grandes empresas, onde o capital pode estar disposto em duas formas:

  • Capital aberto: negociação na bolsa de valores;
  • Capital fechado: não negocia na bolsa.

Sociedade comandita por ações

Possui uma característica central, parecida com a S/A, por conta de o capital também ser dividido por ações, mas distingue-se quanto às responsabilidades, que têm o diretor da empresa como a figura central, através de uma nomeação.

Sociedade cooperativa

O nome, de alguma forma, nos remete a lembranças como cooperativas de taxi, por exemplo.

E faz sentido, pois nesse modelo existe a obrigatoriedade de existir, no mínimo, 20 pessoas como sócios no negócio.

Há uma livre participação dos sócios, onde as responsabilidades podem ser tanto limitadas quanto ilimitadas, sendo que ele pode ser responsável apenas por determinada cota a parte ou atuar de forma solidária com o grupo de sócios.

Sociedade em conta de participação

Modelo exclusivo para quem atua com comércio, sendo dois ou mais sócios, sem a necessidade de firma social.

Não necessita de formalização e o contrato tem valor apenas para os sócios no negócio.

Sociedade de advogados

É um tipo de sociedade à parte das já tradicionais, tornando-a uma exclusividade para os profissionais que atuam como advogado.

O Estatuto de Advocacia e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regem esse modelo empresarial, através de lei específica.

Qual o próximo passo?

Bom, você há de convir que, com todas as informações que passamos até agora, já deu para eliminar muitas dúvidas e mostrar um maior direcionamento para o que você realmente pretende realizar através da sua empresa.

Então, se você já tem clareza quanto à área de atuação, pretende abrir empresa com sócio e já entendeu qual o tipo de sociedade empresarial que mais se encaixa com o seu propósito, é hora de tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel, em formato de plano de negócios.

O plano de negócios tem um papel fundamental para que você descreva tudo o que for relevante para uma abertura de empresa efetiva, como:

  • Nome da empresa;
  • Quem são os sócios;
  • Área de atuação;
  • Localização;
  • Investimento;
  • Estudo de concorrência;
  • Análise PFOA (para entender quais são as potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças para o seu negócio);
  • Plano de marketing, entre outros.

Todas essas informações são indispensáveis, mas podem – na verdade, devem – ser acrescidas de mais dados relevantes, para que você tenha um documento completo que seja o norteador da implantação e gerenciamento do seu negócio.

Conte com a Opta!

Quem pensa em abrir empresa com sócio para se livrar de responsabilidades, está muito enganado, sendo que, na verdade, as responsabilidades aumentam, pois há investimento de terceiros envolvido no negócio.

Atuar em sociedade é ter em mente que existirá um papel colaborativo, com o intuito de iniciar um negócio do zero e fazê-lo prosperar, com bastante empenho, para que os resultados logo comecem a aparecer.

E tem um aspecto que você e seus sócios precisam considerar, antes mesmo do pontapé inicial das suas atividades: a contabilidade!

A contabilidade tem papel fundamental desde o seu planejamento, e com bons profissionais ao seu lado, já no início, a assertividade na tomada de decisão cresce exponencialmente, principalmente quando você tem ao seu lado o suporte de profissionais qualificados para te auxiliar em tudo o que for necessário.

E, para isso, você pode contar conosco, da Opta, uma contabilidade especializada em abertura de empresa e gestão contábil efetiva.

Em total parceria e alinhamento com o seu propósito, somos capazes de entender a forma que você e seus sócios pretendem atuar, para inserir o seu negócio no tipo de sociedade empresarial mais adequado, isso sem contar com o enquadramento no regime tributário mais vantajoso para você.

Tudo isso é muito importante para que você inicie o seu negócio tendo a tranquilidade que precisa para atuar apenas como o que for de sua própria atribuição, enquanto as suas questões contábeis ficam nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Com a Opta, você passa a contar com verdadeiros parceiros no planejamento, organização e gestão das suas questões contábeis, fiscais e tributárias, de modo que você atue sempre em conformidade e em dia com todas as suas obrigações.

Portanto, não hesite em nos contatar, disponibilizamos um de nossos especialistas para atender você, de modo que, se você ainda tiver dúvidas, elas serão sanadas, e iremos além, na busca das melhores soluções para o seu novo negócio.

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Powered by