Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Balanço Patrimonial – O que é e como elaborar o seu?

Descubra Tudo A Respeito Deste Demonstrativo Contabil Post - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Balanço Patrimonial – O que é e como elaborar o seu?

A maneira mais simples, básica e fundamental de elevar o patamar da sua empresa!

Tenha o absoluto controle sobre o seu patrimônio e leve sua empresa a um crescimento contínuo, por meio do balanço patrimonial!

Embora, dia após dia, surjam inúmeros métodos, fórmulas e maneiras mirabolantes de fazer com que sua empresa cresça de maneira exponencial e, desse modo, conquiste milhões de reais em poucos meses…

A grande verdade por trás do sucesso das organizações bem-sucedidas está em um detalhe muito simples:

A gestão do seu patrimônio!

Se você já leu o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, do Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, vai entender o caminho que este artigo irá te levar…

Porém, se ainda não fez essa recomendável leitura, vamos te explicar um conceito essencial para que seu capital comece a trabalhar por você – e que deve ser aplicado na gestão dos seus negócios.

Contudo, antes de revelarmos esses detalhes gerenciais que irão transformar a sua empresa – e até para que você possa entendê-los com maior precisão -, vamos começar te explicando o que é o balanço patrimonial e qual o seu papel em meio a tudo isso…

O que é balanço patrimonial

Balanço patrimonial (BP) é um demonstrativo financeiro obrigatório às empresas, de acordo com a lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, como podemos ver em seu artigo 176, item I:

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

        I – balanço patrimonial;

Segundo essa mesma legislação, em sua seção III “Balanço Patrimonial”, artigo 178, temos a sua composição dada da seguinte forma:

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

  • 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

        I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

        II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

  • 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

  • 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

Porém, caso não tenha ficado claro, não se preocupe, vamos explicar cada item para você…

Como elaborar um balanço patrimonial?

Ativos

Portanto, como podemos ver, o seu balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais, sendo elas:

  • Os ativos – que abordaremos neste tópico – e
  • Os passivos – que abordaremos no tópico seguinte.

Desse modo, os ativos se referem a todos os direitos e propriedades da sua empresa – em outras palavras, é tudo aquilo que te dá dinheiro.

Sendo assim, alguns exemplos de ativos são:

  • Contas a receber;
  • Máquinas;
  • Terras e propriedades;
  • Ações.

Esses ativos devem ser classificados por ordem de liquidez, sendo agrupados dos mais líquidos até os não líquidos…

Contudo…

O que é liquidez?

Bom, se você, ao ir em uma loja varejista, já viu algumas anúncio escrito “liquidação”, logo, sabe que aqueles produtos têm que ser vendidos rapidamente, correto?

E é justamente isso o que se refere à liquidez dos seus ativos no balanço patrimonial!

Os produtos que são mais fáceis de serem convertidos em dinheiro, são os que apresentam maior grau de liquidez, o que também chamamos de ativos circulantes, já os que são muito difíceis de serem vendidos, ficam classificados com baixo nível de liquidez ou até mesmo são classificados como não líquidos, o que também chamamos de ativos não circulantes.

Passivos

Portanto, uma vez que entendemos quais são os ativos da sua empresa, é preciso saber quais são os seus passivos – ou seja, o equilíbrio das suas contas, afinal, tudo o que é ganho também tem o seu gasto.

Sendo assim, nos passivos, são classificadas todas as suas obrigações assumidas com terceiros (passivos circulante e não circulante ou obrigações exigíveis) e também a origem dos seus recursos internos (patrimônio líquido ou obrigações não exigíveis).

E como organizar os passivos circulante e não circulante?

Simples, em vez de olhar para o grau de liquidez com a conversão em dinheiro, você se atenta à data de vencimento dessas obrigações…

As obrigações com data de vencimento mais próxima e recorrente são classificadas como passivo circulante e as obrigações com data de vencimento mais estendida são classificadas como passivo não circulante.

Por fim, o equilíbrio!

Então, após levantar todos esses itens, você deverá chegar a uma fórmula final:

Total do Ativo = Total do Passivo + Patrimônio Líquido

O que representa o equilíbrio do seu balanço patrimonial.

Assim, você consegue manter em dia o controle do seu patrimônio – e é por isso que comumente representamos o BP como uma balança.

Caso queira ter um exemplo mais prático, separamos um vídeo bem didático para você entender melhor como é composto um balanço patrimonial:

Por que ter a gestão do seu patrimônio?

Então, agora que você já entende os conceitos para a elaboração do seu balanço patrimonial – e, inclusive, já sabe até mesmo como elaborá-lo – vamos voltar um pouco neste artigo – na introdução, para sermos mais exatos – e vamos entender o porquê é tão importante assim ter o absoluto controle sobre os seus ativos e passivos.

Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão EmpresarialPowered by Rock Convert

Fazendo uma breve citação ao livro “Pai Rico, Pai Pobre”, Kiyosaki abre mão das definições contábeis e classifica ativos e passivos da seguinte forma:

“Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso e passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.”

O que não está errado, mas como podemos ver, é necessário ter equilíbrio.

Porém, um dos maiores ensinamentos que o livro nos passa e que deve ser aplicado no seu negócio é:

Otimize os seus ativos que rendem dinheiro para você!

Ou seja, por exemplo, tendo a posse sobre 3 ações diferentes, 2 te rendem um bom retorno e 1 te rende um retorno razoável…

Para cada uma delas, você dedica o mesmo esforço, então, porque manter as três, sendo que você pode otimizar o seu tempo e o seu dinheiro?

O erro dos gestores estagnados é não olharem para o básico das suas empresas – por falta de instrução

O que acontece – e muito – no mercado é que gestores, por falta de instrução contábil, acabam por tomar ações drásticas em seus negócios, motivados por tendências e resultados de terceiros…

Provavelmente, você já viu algum anúncio de outra pessoa lucrando muito com um mercado e pensou “por que não tentar?”

Contudo, se pararem para analisar algo tão simples como o seu balanço patrimonial, já conseguirão ter uma visão mais clara do que realmente dá dinheiro para eles e do que eles “acham” que dá dinheiro.

Alguns ativos com pouco retorno são necessários, como alguns maquinários, por exemplo, mas investir seu esforço e tempo – o que é muito precioso – em ações e investimentos que não te trazem retorno, é desperdiçar todo o potencial de crescimento que sua empresa tem.

E é por isso que, sim, um contador é essencial para o crescimento efetivo da sua empresa!

Como otimizar o seu patrimônio com o auxílio de um escritório contábil?

Então, como primeira afirmação para que você entenda como otimizar o seu patrimônio, nós declaramos:

A falta de instrução é o que impede a sua empresa de crescer!

Sem a devida instrução contábil, você simplesmente continuará em um ciclo de faturamento e custos quase semelhantes, que impedirá a sua empresa de elevar de porte, de aumentar a participação do mercado e de obter mais lucro.

Para crescer é preciso usar o máximo de recurso possível e pensar fora da caixa…

Contudo, esse “pensar fora da caixa” não precisa fugir da realidade, na verdade, o “pensar fora da caixa” se inicia com questões bem básicas e simples, assim como o seu balanço patrimonial.

E é justamente por isso que a presença de um escritório contábil nos processos gerenciais da sua empresa é tão necessária!

Além de munir a sua empresa com dados preciosos sobre o seu negócio, um contador estratégico e consultivo te ajuda a avaliar os pontos cruciais da sua empresa, otimizando assim o seu patrimônio.

E, como já é de se esperar, nós, da Opta Contábil, podemos te ajudar!

Como a Opta Contabilidade em Pinhais, Paraná, pode otimizar o crescimento da sua empresa

Nós, da Opta Contábil, somos um escritório de contabilidade em Pinhais – PR que atua de maneira estratégica e consultiva ao lado de nossos clientes, cuidando de suas empresas com máximo zelo e comprometimento com os seus resultados.

Muito além de te colocar em ciclo vicioso de cumprimento de obrigatoriedades, nós vamos além e nos apresentamos como verdadeiros parceiros de crescimento e prosperidade do seu negócio, guiando sua gestão às melhores ações – independente das adversidades – com serviços como:

Serviços Contábeis

Além de realizar a escrituração da sua empresa, cuidamos do seu balanço patrimonial e demais demonstrativos contábeis e financeiros, para que você se mantenha em dia com a fiscalização e tenha uma visão plena das melhores ações para o crescimento da sua empresa.

Serviços Fiscais

Além de manter a sua empresa em conformidade com a Receita Federal, realizamos as ações necessárias para que sua tributação não seja um problema para suas finanças.

Assim, cuidamos de tudo para que a escolha do seu regime tributário seja realizada de forma planejada e eficiente.

E, por falar em regime de tributação…

Consultoria Tributária

Também dispomos do serviço de consultoria tributária, onde te auxiliamos com a elaboração de um planejamento tributário, visando a compreensão da tributação da sua atividade na região que atua e buscando pelas melhores alternativas legais de redução dos seus impostos.

Assim, você garante ainda mais fôlego para o seu capital de giro e força para implementar as melhores ações para o crescimento da sua empresa, por meio de uma gestão efetiva.

Conte conosco para o crescimento estratégico da sua empresa!

Portanto, desde a elaboração do seu balanço patrimonial, saiba que é possível contar conosco, da Opta Contabilidade, para auxiliar a sua empresa a conquistar os objetivos almejados.

Contamos com profissionais altamente capacitados e experientes, dedicados à melhoria contínua da sua empresa, que vão além do simples cumprimento de obrigações contábeis e se apresentam como verdadeiros parceiros do seu negócio.

Sendo assim, não perca mais tempo e nem mais dinheiro!

Dê o passo necessário para a transformação da sua empresa hoje e entre em contato com um de nossos contadores.

Para isso, basta clicar no link a seguir, você irá para a nossa página de Serviços Contábeis, onde entenderá todos os nossas soluções relacionadas a esse serviço e poderá solicitar uma proposta em nosso formulário:

Serviços Contábeis [ACESSE AQUI]

Sinta-se à vontade para navegar pelo site e conhecer nossas diversas outras soluções focadas no máximo desempenho do seu negócio!

E, não se esqueça, o simples pode ser a melhor solução que a sua empresa precisa para se desenvolver em meio às incertezas do mercado!

Summary
Balanço Patrimonial – O que é e como elaborar o seu?
Article Name
Balanço Patrimonial – O que é e como elaborar o seu?
Description
A maneira mais simples, básica e fundamental de elevar o patamar da sua empresa! Tenha o absoluto controle sobre o seu patrimônio e leve sua empresa a um crescimento contínuo, por meio do balanço patrimonial!
Author
Publisher Name
Opta
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Powered by