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    Com essas dicas, vai ficar mais fácil ser um líder de sucesso em 2022

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    Com o trabalho remoto, o acúmulo de obrigações dos líderes se tornou constante.

    Nunca foi tão difícil ser um líder em uma empresa como neste período de coronavírus. Com o cenário de incertezas, é necessário adequar os modelos de trabalho a realidades como o home office.

    A posição de gestor em uma empresa é extremamente complexa. De acordo com o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa, o acúmulo de obrigações se tornou constante.

    “A dificuldade se sobressai em relação às empresas pequenas, nas quais os líderes ainda são muito próximos das atividades do dia a dia. Principalmente no trabalho remoto onde, muitas vezes, não se tem ferramentas e nem métricas”, avalia.

    Normalmente, nas empresas de pequeno porte, o gestor é responsável pelos atendimentos, administração, negociação, planejamento, financeiro, além de participar dos balanços e checagem do estoque.

    Confira alguns pontos que o especialista elencou para não gerar um desgaste para o profissional e equipe.

    Tenha consciência da necessidade

    Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência.

    Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso do negócio.

    É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a empresa.

    Equipe correta

    Não existe um grande líder sem o apoio de grandes profissionais. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente.

    Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.

    Entenda como se tornar um gestor eficiente

    O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas.

    Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.

    Confie nas pessoas

    A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho.

    Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores.

    O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados.

    No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim, é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.

    Capacite seus funcionários

    Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso, o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas.

    Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró-ativas e comprometidas.

    Acompanhe as atividades

    Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades.

    Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.

    Melhore a sua comunicação

    Para delegar atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados.

    Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou totalmente clara. Então fica mais difícil cobrar uma entrega se se não tem ideia do que o colaborador realmente compreendeu.

    “Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises”, finaliza.

    Fonte: Contábeis

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