Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Como abrir empresa com pouco dinheiro?

    Saiba como abrir empresa com pouco dinheiro e obter resultados crescentes e expressivos

    Descubra A Melhor Forma De Abrir Empresa Com Pouco Dinheiro E Obter Sucesso Post - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Como abrir empresa com pouco dinheiro?

    Descubra o que é preciso para obter êxito ao abrir empresa com pouco dinheiro!

    Abrir a própria empresa e dar início à jornada de autonomia financeira e da própria rotina é o que muitas pessoas almejam e se empenham em realizar. 

    Entretanto, esse não é um objetivo simples e demanda muito empenho para que os desafios sejam superados e o seu negócio possa se consolidar de forma adequada no mercado.

    Dentre os principais desafios a serem enfrentados, o baixo valor de capital disponível para investimento inicial é um dos principais e mais complexos de ser resolvido, visto que demanda estratégia e um cuidado minucioso com cada detalhe. 

    Sabendo disso, preparamos este conteúdo com o intuito de te auxiliar com essa questão, mostrando de que forma obter êxito ao abrir empresa com pouco dinheiro. 

    Assim, você terá em mãos as principais informações e um guia para colocar o seu projeto em prática da melhor forma possível.

    Abrir empresa com pouco dinheiro – é possível?

    Para iniciar, é preciso quebrar o paradigma de que não é possível abrir empresa com pouco dinheiro, pois, sim, é possível. 

    Claro que a limitação de capital para investimento inicial exige uma série de cuidados, planejamentos minuciosos e, de início, limita algumas opções para o negócio. 

    Entretanto, estes não são fatores limitantes para que você não coloque o seu objetivo em prática, pois, cumprindo com os aspectos adequados, é possível não só abrir a empresa, mas obter êxito com a mesma. 

    Tornar isso possível depende de uma série de fatores, dentre eles:

    • Planejamento; 
    • Estratégia; 
    • Conhecimento sobre o mercado; 
    • Organização financeira; entre outros. 

    Dessa forma, nos próximos tópicos daremos orientações importantes para que você coloque em prática e consiga abrir empresa com pouco dinheiro da melhor forma possível.

    Por onde começar?

    O questionamento “por onde começar?” é uma das principais dúvidas que surgem quando o assunto é abrir empresa com pouco dinheiro. 

    Aliás, é algo muito pertinente, visto que as decisões tomadas no início do negócio são determinantes para os futuros resultados obtidos. 

    Dessa forma, é preciso começar cumprindo com uma série de pontos cruciais, sendo eles:

    1. Planejamento;
    2. Elaboração do plano de negócios; 
    3. Reserva financeira;
    4. Orçamentos; 
    5. Escolhas com melhor custo-benefício;
    6. Estudo de mercado; 
    7. Compreensão do público-alvo;
    8. Uso do digital para potencializar a captação de clientes. 

    Esses são os passos pelos quais você deve começar, de forma a consolidar uma base que permitirá o desenvolvimento de um negócio sólido e crescente. 

    E não se preocupe, pois, preparamos mais a frente um guia onde vamos explicar com mais detalhes cada um desses passos.

    Importância da definição de um nicho

    Um segundo ponto crucial para tornar possível abrir empresa com pouco dinheiro e obter êxito é a definição de um nicho. 

    É por meio desta definição que você terá um foco, um público em específico para focar e, assim, torna-se possível elaborar e aplicar estratégias que sejam mais efetivas. 

    A definição de um nicho para atuar com a sua empresa é importante por outros pontos como:

    • Demonstração de autoridade em um determinado assunto; 
    • Consolidação de um público; 
    • Foco na excelência da atividades realizadas; 
    • Maiores chances de êxito.

    Guia para abrir empresa com pouco dinheiro

    Agora que já falamos sobre os aspectos que são essenciais para dar início a uma empresa com pouco dinheiro, vamos especificar os tópicos que apresentamos em relação a por onde começar. 

    Sendo assim, preparamos um guia com todas as informações primordiais para que você tenha a base necessária para proporcionar o crescimento e lucratividade ao seu negócio.

    Vamos apresentar cada tópico de maneira geral, dessa forma, nossa recomendação é que você adapte da forma mais coerente para a realidade da sua empresa.

    Planejamento 

    A primeira etapa precisa ser a elaboração de um bom planejamento, pois, somente assim, torna-se possível estruturar na teoria tudo o que precisa ser colocado em prática. 

    Para a elaboração de um bom planejamento, é preciso mapear cada mínimo detalhe – do mais simples ao mais complexo – necessário para, mesmo ao abrir empresa com pouco dinheiro, bons resultados sejam obtidos em um curto período de tempo e o negócio cresça de forma constante e sustentável. 

    Elaboração do plano de negócios

    Com o planejamento estruturado, é hora de passar para o plano de negócios, que também pode ser considerado uma forma de planejar. 

    No plano de negócios você irá estabelecer todos os aspectos que são essenciais para dar início ao negócio e, com isso, além de ter toda a estrutura necessária desenvolvida no plano, você já consegue identificar em quais pontos é possível manter os custos enxutos. 

    Dessa forma, o plano de negócios precisa abranger aspectos como:

    • Localização da empresa; 
    • Investimento inicial; 
    • Plano operacional; 
    • Plano de marketing;
    • Fornecedores; entre outros. 

    Quanto mais completo for o plano de negócios elaborado, menos riscos a sua empresa estará exposta.

    Reserva financeira 

    Para abrir empresa com pouco dinheiro, a criação e manutenção de uma reserva financeira é indispensável. 

    Afinal, é preciso ter segurança diante de situações imprevistas e quaisquer dificuldades que possam ocorrer. 

    Claro que, de início, o valor destinado para reserva financeira não será tão elevado, entretanto, conforme o desenvolvimento financeiro do negócio, maior lucratividade e aumento dos custos, é preciso adaptar a reserva financeira para que ela atenda às necessidades que venham a  surgir.

    Orçamentos

    Os orçamentos são grandes aliados de empreendedores que querem abrir empresa com pouco dinheiro, afinal, é a ferramenta adequada para avaliar opções, definir limites para os custos e manter os custos enxutos. 

    Em cada etapa do processo de abertura, é crucial ter como base um orçamento que vai te auxiliar a tomar decisões mais assertivas e promover a economia de forma estratégica. 

    Este é um aspecto válido não só para quem quer abrir empresa com pouco dinheiro, mas durante todo o funcionamento do negócio.

    Escolhas com menor custo-benefício 

    Cada escolha realizada para o seu negócio é decisiva para o seu futuro como dono do próprio negócio, por isso, abrir empresa com pouco dinheiro exige escolhas focadas no custo-benefício. 

    Com isso, é possível avaliar quais são as melhores opções, visando a economia e maior tranquilidade financeira para o seu negócio. 

    Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão EmpresarialPowered by Rock Convert

    Dessa forma, cada decisão tomada, seja em relação à localização, decoração, investimentos iniciais e afins, deve ser sempre realizada com foco no custo-benefício, visando fazer uso do pouco dinheiro para investimento inicial da melhor forma possível.

    Estudo de mercado 

    O estudo de mercado, compreensão da concorrência, tendências e outros aspectos pertinentes farão com que você economize muito, corra menos riscos e consiga fazer melhor proveito do dinheiro disponível inicialmente. 

    Portanto, é crucial realizar um estudo de mercado minucioso, buscando entender quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e dos seus concorrentes, além de compreender quais são as atuais tendências. 

    Com isso, é possível ter um planejamento estratégico e operacional muito mais efetivos, focados em proporcionar dados que irão potencializar os resultados da empresa, fazendo com que, ainda que tenha sido aberta com pouco dinheiro, gere boa lucratividade.

    Compreensão do público-alvo 

    Seguindo a mesma linha do tópico anterior, a compreensão do público-alvo vai permitir que você tenha informações corretas e completas para tomar as melhores decisões, prezando pelo pleno desenvolvimento do seu negócio. 

    Isso porque, ao abrir empresa com pouco dinheiro mas com máxima compreensão do público-alvo, torna-se possível direcionar o dinheiro disponível para as ações mais efetivas e benéficas. 

    Ou seja, é uma forma crucial de garantir que as suas decisões sejam pertinentes e que irão gerar os resultados esperados. 

    A compreensão do público-alvo deve ser realizada por meio de pesquisas, análises de comportamento e, para isso, as redes sociais são grandes aliadas.

    Uso do digital para potencializar a captação de clientes

    A Era Digital é uma realidade e quem não aproveitá-la ficará para trás no mercado, independente do segmento. 

    Isso porque, especialmente com a pandemia de Coronavírus, o nível de adeptos ao uso dos recursos digitais para as mais diversas atividades cresceu exponencialmente. 

    Logo, o digital, as mídias sociais, sites e blogs são formas efetivas e de extrema importância para potencializar a captação de clientes. 

    Dessa forma, investir em aspectos como esses é crucial para que, ao abrir empresa com pouco dinheiro, você já esteja preparado para consolidar uma boa carteira de clientes.

    Etapas fundamentais da abertura de uma empresa 

    Agora que apresentamos o guia para que você coloque em prática no dia a dia do seu negócio, vamos falar sobre mais um aspecto de extrema importância: as etapas para abertura de empresa. 

    Os trâmites que envolvem o processo de abertura e legalização variam de acordo com a atividade, Estado, entre outros fatores. Contudo, existem algumas etapas que são comuns para todas as possibilidades.

    Sabendo disso, vamos falar mais especificamente sobre cada uma dessas etapas, de forma a te dar o conhecimento necessário para abrir empresa com pouco dinheiro da forma correta e manter-se distante de riscos como:

    • Irregularidades; 
    • Multas; 
    • Prejuízos financeiros. 

    Dessa forma, atente-se ao que cada etapa prevê, busque pelas especificidades da sua atividade e Estado, tenha um suporte contábil adequado e coloque tudo em prática!

    Abertura e legalização de empresa 

    O processo de abertura e legalização de empresas em si é composto por diversos detalhes que demandam atenção para que um negócio possa funcionar adequadamente. 

    Sendo assim, vamos falar sobre quais são os trâmites comuns a todos os negócios:

    • Abertura do CNPJ;
    • Inscrição Estadual;
    • Inscrição na Junta Comercial do Estado; 
    • Alvará de funcionamento; 
    • Alvará do Corpo de Bombeiros. 

    Todos os processos precisam ser realizados de forma minuciosa, garantindo a conformidade para que seu negócio não tenha problemas que atrapalhem seu desenvolvimento.

    Planejamento tributário

    O planejamento tributário é crucial para abrir empresa com pouco dinheiro, visto que garante o enquadramento no regime tributário mais adequado para a sua empresa. 

    Para isso, são analisados fatores como o porte, atividade econômica, faturamento, entre outros, de forma a identificar se o regime mais vantajoso é o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

    Vale entender desde já que o planejamento tributário é algo que precisa ser realizado periodicamente, afinal, os fatores determinantes são variáveis e é preciso manter o planejamento atualizado para não acabar lidando com uma carga tributária excessiva.

    Implementação de gestão financeira

    Como já foi possível perceber ao longo do artigo, abrir empresa com pouco dinheiro demanda diversos cuidados e atenção com mínimos detalhes. 

    Logo, a implementação de uma gestão financeira é algo indispensável. 

    É por meio da gestão financeira que torna-se possível considerar, planejar e aplicar ações que visam o benefício financeiro do negócio, o que é crucial para que a sua empresa se consolide no mercado. 

    Uma efetiva gestão financeira deve abranger aspectos como:

    • Controle do fluxo de caixa; 
    • Controle de contas a pagar; 
    • Controle de contas a receber; 
    • Acesso a relatórios; 
    • Acompanhamento das mudanças financeiras; 
    • Busca pela otimização dos custos; entre outros. 

    Com tudo isso, torna-se mais simples manter uma gestão financeira precisa e efetiva.

    A importância do suporte contábil para abrir empresa com pouco dinheiro

    Muitas das etapas que mencionamos ao longo do artigo estão diretamente ligadas ao suporte contábil, que é indispensável para o sucesso de uma empresa. 

    Afinal, os trâmites de abertura e legalização são burocráticos, o planejamento tributário demanda expertise contábil e uma gestão financeira efetiva, que abranja todos esses pontos, demanda suporte de uma contabilidade. 

    Além disso, com o suporte adequado você tem tempo e tranquilidade para focar nas demais atividades do negócio que exigem sua atenção, bem como tem acesso a dados que serão fundamentais para embasar tomadas de decisões pertinentes para o crescimento da empresa.

    Conte com a Opta!

    Para ter o suporte de uma contabilidade preparada para dar todo o suporte necessário para abrir empresa com pouco dinheiro de forma impecável, basta contar conosco, da Opta! 

    Nossa equipe de especialistas está preparada para te auxiliar a colocar tudo o que apresentamos em prática, de forma que você possa garantir o êxito do seu negócio. 

    Conosco, você tem tranquilidade para focar nas suas demais atividades, com a plena consciência de que o que nos compete estará sendo cuidado da melhor forma possível. 

    Portanto, basta entrar em contato conosco agora mesmo e entender os detalhes de tudo o que podemos fazer por você!

    QUERO ENTRAR EM CONTATO!

    Summary
    Article Name
    Como abrir empresa com pouco dinheiro?
    Description
    Descubra o que é preciso para obter êxito ao abrir empresa com pouco dinheiro! Saiba como abrir empresa e obter resultados crescentes e expressivos!
    Author
    Publisher Name
    Opta Contábil
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Deixe um comentário

      avatar
        Subscribe  
      Notify of
      Powered by