Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Como sócio retira dinheiro da empresa

    Saiba como um sócio pode retirar dinheiro da empresa

    Saiba Como Um Socio Blog - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Como sócio retira dinheiro da empresa

    Veja como um sócio pode fazer corretamente a retirada de dinheiro da empresa

    Como funciona a remuneração de um proprietário? Se um funcionário recebe um salário mensal fixo, o sócio também deve receber?

    A resposta para essa questão é bem simples, mas nem sempre é praticada. A remuneração dos sócios deve ser determinada corretamente, e há pontos críticos a considerar ao decidir sobre a remuneração dos sócios de uma empresa.

    Aqui você irá encontrar o que você, como empresário, deve entender a fim de garantir o sucesso da remuneração dos sócios e não haja problemas em sua empresa.

    Confira também os artigos listados abaixo:

    IMPORTANTE: não misture contas pessoais com empresariais 

    Um erro na mistura de contas pode resultar em falência da empresa se o contador não reconhecer a diferença entre o que a corporação efetivamente gasta e o que ela requer. Isto ocorre porque os empresários geralmente não aplicam o princípio da entidade. 

    Embora o princípio da entidade não seja mais exigido por lei, ele está estabelecido no artigo 4º da Resolução CFC n.º 750-93 — revogada em 2016, ele tem um significado substancial para a contabilidade.

    Art. 4º “O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”

    Este princípio dispõe sobre a necessidade de que o patrimônio de uma corporação seja separado do patrimônio pessoal de seus acionistas ou proprietários. 

    É imperativo manter as contas comerciais e pessoais separadas, e este é o primeiro passo para uma gestão financeira bem-sucedida. Você pode facilmente perder o controle do fluxo de dinheiro se não houver controle, assim como quando chegar a hora de enfrentar a Receita. 

    Como um sócio pode retirar dinheiro da empresa?

    Existem duas principais maneiras de retirar dinheiro da empresa: pró-labore e participação nos lucros. É importante lembrar que o pró-labore e participação nos lucros não são a mesma coisa, mas vamos entender sobre cada um deles. 

    1. Pró-labore

    O sócio que exerce atividades dentro da empresa também é funcionário dela e, portanto, deve ser remunerado por seu trabalho. Não é obrigatório que o sócio seja remunerado, mas é aconselhável. 

    O pró-labore refere-se à remuneração que um sócio recebe por trabalhar na empresa. Se um sócio não está envolvido em nenhuma atividade da empresa, ele só deve ser elegível para participação nos lucros e não pro-labore.

    Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão Empresarial

    Este pagamento é um pagamento pré-determinado, fixado, mensal e proporcional ao valor de mercado da ocupação do profissional.

    2. Divisão de lucros

    Depois de pagar todos os custos, despesas e impostos, a participação nos lucros é o valor que resta e normalmente é distribuído no final de um semestre ou ano. Se a empresa incorrer em prejuízo, não é permitido distribuir lucros antes do pagamento de suas dívidas. 

    O sócio não recebe pró-labore, a menos que ele exerça alguma função ou atividade dentro da firma. Neste caso, os lucros são distribuídos depois que todas as despesas da empresa tiverem sido pagas.

    Ainda tem dúvidas?

    Tenha o auxílio da Opta Contábil

    Os proprietários das empresas devem estar cientes que a contabilidade é um excelente aliado no processo de compensação, não importa como eles decidam compensar seus parceiros. 

    Além disso, os proprietários das empresas devem estar cientes das exigências da legislação tributária, trabalhista e contábil. Logo, ter apoio especializado para lidar com tais questões é fundamental.

    Com apoio especializado que oferecemos, sua empresa pode remunerar os sócios sem comprometer o seu setor financeiro e contábil.

    Para isso, basta nos enviar uma mensagem e te mostraremos tudo em que podemos auxiliar em sua empresa!

    FAÇA UMA REMUNERAÇÃO JUSTA PARA OS SÓCIOS E EMPRESA, CLIQUE AQUI AGORA E FALE COM UM ESPECIALISTA!

    5/5 - (1 vote)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários