Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Contabilidade De Custos: Como Pode Te Salvar Da Falência?

Contabilidade De Custos Como Pode Te Salvar Da Falencia - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Contabilidade De Custos: Como Pode Te Salvar Da Falência?

Conheça A Contabilidade De Custos: Entenda O Que Ela Pode Fazer Para Te Manter Bem Longe Da Falência E Dar O Fôlego Que Sua Empresa Precisa Para Enfrentar A Crise Com Força Total!

Vamos Falar Sobre A Contabilidade De Custos, Um Procedimento Extremamente Eficaz Em Momentos De Crise, Mas Que É Sempre Esquecido Pelos Empreendedores — E Pode Tirar O Risco De Falência Da Sua Cabeça De Uma Vez Por Todas!

Você quer sair da crise, mas, se realmente quer que isso aconteça e parar de apenas desejar que isso seja a sua realidade, leia até o final, pois, hoje, nos propomos a mostrar uma das melhores saídas que a sua empresa tem agora.

Então, se quiser tirar o risco de falência da sua mente de uma vez por todas, você precisa pensar em como reduzir os gastos de uma maneira efetiva.

E é isso que a contabilidade de custos faz, contudo, sabemos que você já “cortou alguns gastos” e, se já o fez, queremos te salvar da falência iminente que direcionou o seu empreendimento.

Bom, ao longo do artigo, você vai entender que, sem uma contabilidade de custos efetiva, você só está dando mais vantagens para a crise do que para si mesmo…

Portanto, vamos te mostrar o real caminho para superar esse momento, mas, antes…

O Que É A Contabilidade De Custos?

Antes de falar qualquer coisa sobre como você pode usar a contabilidade de custos para superar e deixar a crise no passado — afinal, ninguém merece ter as mesmas preocupações o tempo todo —, precisamos explicar sobre esse conceito.

Sendo assim, a contabilidade de custos é uma potente ferramenta — caracterizada como uma ramificação dos inúmeros assuntos abordados nas ciências contábeis — que registra os custos de um processo de produção, seja ele de um produto ou de um serviço.

Portanto, ela mensura os custos e deixa claro para o gestor de uma empresa, como você, quais são as despesas que um processo gera, quais são os valores que terão de ser despendidos e outros pormenores a fim de potencializar a administração de um negócio.

Interessante, não? E, de fato, esse processo é crucial dentro da gestão de um empreendimento, afinal, com ele, você pode realizar diversas estratégias diferentes, todas com o mesmo propósito: o crescimento e a obtenção de lucros cada vez maiores.

É claro que, levando em conta que estamos passando por um momento de crise maior do que nunca antes vimos, a prioridade não é crescer, mas, sim, sobreviver aos prejuízos criados e acumulados com o tempo.

Contudo, isso não quer dizer que a contabilidade de custos se torna menos atrativa ou viável, pois é possível direcioná-la para tirar máximo proveito dos seus recursos atuais e para identificar e eliminar gastos desnecessários.

Mas, você sabe qual é o objetivo dela? Então, venha com a gente que ainda há muito o que falar disso e, se estiver disposto a salvar a sua empresa da crise, leia até o final! 

Qual É O Objetivo Da Contabilidade De Custos?

Seguindo em frente, precisamos, também, esclarecer o objetivo da contabilidade de custos, pois sabemos que você nunca compraria algo sem saber para que isso serve, então, presumimos que, quando o assunto é a gestão da sua empresa, o mesmo não aconteceria.

Por isso, vamos destacar os objetivos que você pode alcançar com facilidade, se utilizando apenas dessa ferramenta. 

Aliás, antes de explicitá-los, ressaltamos os que mais podem te ajudar em tempos de crise, contudo, como já falamos antes, a contabilidade de custos é um processo amplo e que deve ser sempre aplicado na sua administração.

Dito isso, vamos te mostrar o que você pode alcançar se utilizando dessa ferramenta:

Mensurar Os Custos Existentes

O primeiro dos pontos que vamos citar aqui é a mensuração dos custos existentes na sua empresa.

Afinal, como reduzir algo que você sequer possui consciência que existe?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas, infelizmente, muitos empreendedores ainda realizam o corte de custos sem saber exatamente qual é o real dispêndio do serviço ou produto oferecido por suas empresas.

Portanto, o primeiro objetivo desse processo é encontrar os reais custos envolvidos na produção do que o seu negócio oferece — afinal, como já falamos, muitos empresários não têm a mínima noção dos verdadeiros gastos que recaem sobre sua atuação e, visto isso, é crucial identificá-los e explicitá-los.

Agora, o próximo é outro erro muito comum no ambiente empresarial, principalmente, quando surge uma crise.

Fazer Um Corte De Gastos Consciente

Você já deve ter feito algum corte de gastos que, depois de um tempo, atrapalhou nos seus processos e, no fim, não foi uma boa escolha — seja isso no âmbito pessoal ou no empresarial, pois essa situação é válida para ambos os casos.

Esse é um erro extremamente comum dentro de uma empresa e, somado com a euforia e as preocupações que a crise trouxe, se tornaram latentes, inclusive, o real motivo da falência de muitos negócios ou, pelo menos, responsável pela aceleração desse fim.

E sabemos que esse não é o seu desejo, afinal, você batalhou muito pela sua empresa!

Sendo assim, a contabilidade de custos, além de mensurar, possibilita um corte de gastos consciente, ou seja, que não tenha sido feito a esmo ou “no calor do momento”.

Portanto, com isso, você poderá identificar e eliminar custos que apenas estão atrapalhando a sua administração e afundando o seu empreendimento em direção à falência.

Aumentar Os Lucros

Por fim, a parte que todo empreendedor ama: os lucros.

Assim como já falamos, a contabilidade de custos não serve apenas para reduzir as contas que chegam ao final do mês, afinal, ela é um procedimento complexo e, exatamente por isso, abrange e comporta diversas “funcionalidades”, seja como consequência de outras ações ou como objetivo principal.

Mas, é claro, não poderíamos deixar de lado o fato de que ela possibilita o aumento dos lucros, afinal, uma vez que você estará pagando menos nos processos que realiza, a margem de lucro terá aquela tão desejada “alargada”.

Achamos que todos os empreendedores sonham em sobreviver à crise, mas, com uma contabilidade de custos feita por especialistas, você poderá deixar esse sonho de lado para conseguir lucrar e, além disso, aumentar cada vez mais seus lucros!

Qual É A Importância Da Contabilidade De Custos Para Uma Empresa?

Depois de tudo o que falamos sobre a contabilidade de custos, é claro que ela é totalmente desejável, ainda mais durante um período tão conturbado quanto o que estamos vivendo hoje.

Mas, ela é realmente importante para a gestão de uma empresa?

Bom, podemos fazer uma analogia muito boa com os cuidados com a saúde humana para esclarecer sobre a importância da contabilidade de custos.

Os cuidados com a sua saúde são essenciais para que você mantenha seu bem-estar e se previna de doenças, certo? Contudo, quando se pega uma doença, é necessário administrar um remédio ou colocar curativos — como um band aid ou um gesso — e, depois, tudo volta ao normal.

Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão EmpresarialPowered by Rock Convert

E com a sua empresa, não é  diferente! 

A contabilidade de custos deve sempre estar ao seu lado, auxiliando a sua gestão e evitando problemas, mas, quando o seu negócio “fica doente”, é necessário administrar as ações que essa ferramenta traz de uma forma mais “forte”, para que tudo volte ao normal — assim como a sua saúde!

Ou seja, assim como você cuida do seu corpo com a prevenção quando está tudo bem e, quando não, vai ao médico, a sua empresa pode se cuidar com a contabilidade de custos sempre.

No final das contas, tudo é cuidado, e ele precisa ser sempre constante e, quando for necessário, ser mais intenso para curar “feridas” mais profundas.

Por Que Você Precisa Parar Tudo O Que Está Fazendo Para Ir Atrás De Uma Contabilidade De Custos?

A crise, infelizmente, não vai esperar o seu negócio ficar pronto para encará-la para, depois, te atingir com força total.

Se fosse assim, seria muito fácil superar a crise atual e muitos empreendedores não teriam que fechar as portas para além da quarentena.

Então, empreendedor, você não tem muito tempo para testar e, muito menos, se arriscar agora! É necessário agir o quanto antes, e olhar para dentro da sua empresa é o primeiro passo para extinguir qualquer problema que “vai quebrar as suas pernas” logo logo.

Visto isso, se você realmente quiser continuar empreendendo e liderando um negócio, é necessário se movimentar agora mesmo e não deixar que um dia se passe sem que se tenha lutado pela sua sobrevivência no mercado!

E estamos falando tanto de custos… mas, você sabia que nem todo custo é igual?

De fato, eles são diferentes, independente de qual área você atua, eles podem ser divididos em duas grandes categorias: os custos diretos e os custos indiretos!

Saber sobre essa diferença é crucial para que um empreendedor faça uma redução de custos consciente e certeira, pois, sem isso, os “cortes a esmo” podem ser o real motivo da sua falência.

Por isso, vamos evidenciar quais são os dois tipos e, assim, esclarecer porque você precisa saber essa diferença antes de sequer pensar em diminuir um centavo das suas despesas atuais. 

O Que São Os Tipos De Custo?

Como um empreendedor, é claro que não foi fácil chegar até onde você está agora e, inclusive, sabemos que o começo foi a parte mais difícil — talvez, com exceção do momento atual.

Mas, é claro, no começo, tudo era mais claro, afinal, estava tudo muito mais próximo de você do que agora, contudo, precisamos que você recorde daqueles tempos da sua carreira de empresário.

Durante essa época, era claro o que era extremamente necessário para realizar um serviço ou finalizar um produto, o que era necessário e o que apenas facilitava o processo.

Ou seja, era mais simples olhar para um procedimento e identificar o que era crucial e o que poderia “dar um jeitinho” para resolver e, por fim, o que era apenas usado para facilitar a conclusão do que se fazia.

Portanto, agora, você está passando por uma crise e, se conseguir ter essa visão novamente, terá andado meio caminho para conseguir superar esse momento e não precisar ter dores de cabeça com a ameaça de falência que circunda os empreendedores do Brasil.

A contabilidade de custos vai ajudar a sua empresa a ter essa visão, principalmente porque ela não trata custos como tudo o que você desembolsa, mas, sim, através da mesma visão que você tinha no início do seu negócio.

Sendo assim, vamos te ajudar com essa visualização dos fatos que estão inclusos no processo para concluir um serviço ou entregar um produto:

Custos Diretos Ou Fixos

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre os custos diretos ou fixos da sua empresa, não é mesmo?

Eles são todos os desembolsos que você precisa fazer para concluir um determinado produto ou serviço que seu empreendimento oferece, contudo, eles precisam ser relacionados diretamente a isso.

Por exemplo, vamos voltar ao padeiro da imagem que mencionamos lá no início deste artigo: se fossemos considerar apenas o pão que ele faz, os custos fixos dele seriam restritos apenas aos ingredientes envolvidos e à mão de obra dos funcionários envolvidos no processo.

Custos Indiretos Ou Variáveis

Os custos indiretos ou variáveis são os que envolvem tudo o que os diretos ou fixos não abrangem, simples assim.

Então, os reparos das máquinas da padaria do nosso amigo padeiro e outras coisas estão inclusas aqui.

Ou Você Contabiliza Ou A Sua Empresa Estará Correndo Um Grande Risco — E A Falência É O Menor Deles!

Por fim, ainda existem outros assuntos que a contabilidade de custos envolve, e entendê-los e, logo, aplicá-los é fundamental agora.

Contudo, como já citamos, esse procedimento é algo complexo e, portanto, para ser feito e desempenhado da melhor forma possível — a fim de extrair o máximo de proveito dos seus recursos e do seu dinheiro —, é necessário ter a ajuda de profissionais da área para além de realizar a contabilidade de custos, direcionar a sua gestão para os melhores caminhos!

E isso, nós, da Opta, estamos dispostos a fazer!

Queremos que os melhores caminhos se abram para você e, para isso, possuímos profissionais especializados para analisar a situação da sua empresa e, também, mostrar os caminhos mais vantajosos a serem seguidos agora e depois da crise!

Por isso, conte com a gente para sair de momentos de prejuízo e entrar em épocas de bonança!

Entre agora mesmo em contato com a gente!

Summary
Contabilidade De Custos: Como Pode Te Salvar Da Falência?
Article Name
Contabilidade De Custos: Como Pode Te Salvar Da Falência?
Description
Vamos Falar Sobre A Contabilidade De Custos, Um Procedimento Extremamente Eficaz Em Momentos De Crise, Mas Que É Sempre Esquecido Pelos Empreendedores — E Pode Tirar O Risco De Falência Da Sua Cabeça De Uma Vez Por Todas!
Author
Publisher Name
Opta
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Powered by