Nota fiscal
Atenção! Descubra o que acontece se você não emitir nota fiscal
Conheça os riscos que a sua empresa corre por não emitir nota fiscal
Sua empresa está correndo riscos por não emitir nota fiscal! Saiba quais são esses riscos e como emitir esse importante documento
Empresário, caso você não atue como Microempreendedor Individual (MEI), sua empresa é obrigada a emitir nota fiscal em todas as operações de venda de produtos, prestação de serviços e circulação de mercadoria.
Isso porque esse documento é utilizado para comprovar essas operações, além de marcar os tributos que incidem sobre elas.
Você possui a obrigação de emitir nota fiscal, mas não realiza a emissão desses documentos? Então sua empresa está correndo muitos riscos!
Continue a leitura e saiba quais riscos são esses.
Leia também:
- Atenção às obrigações acessórias que sua empresa precisa seguir;
- Obrigações acessórias e declarações: de que você precisa saber?
- O que é regime de caixa e quais as diferenças para o regime de competência?
O que acontece com o empresário que não emite a nota fiscal?
Por se tratar de uma obrigação acessória, não emitir nota fiscal pode gerar muitos problemas para os empresários. Dentre os principais, podemos destacar:
- Cobrança de multas;
- Perda de credibilidade da marca;
- Perda de clientes;
- Perda de garantias;
- Desorganização financeira;
- Apreensão de mercadorias;
- Possibilidade de responder por crime de sonegação fiscal.
Sem dúvidas, a possibilidade de ser condenado pelo crime de sonegação fiscal é um dos principais e mais severos riscos que você pode correr ao não emitir nota fiscal.
Isso porque, conforme a Lei Nº 4.729, de 14 de julho de 1965, a pena para o crime de sonegação fiscal consiste no pagamento de multas de duas a cinco vezes o valor do tributo e a detenção de seis meses a dois anos.
Vale ressaltar que, quando o acusado é réu primário, a pena será reduzida ao pagamento de multa, que será de 10 vezes o valor do tributo sonegado.
Sendo assim, se você possui a obrigação de emitir notas fiscais, evite todos esses danos e realize a correta emissão desse documento.
Se você não sabe como realizar esse processo, não se preocupe, pois nós vamos passar o passo a passo abaixo.
Como emitir nota fiscal?
A fim de emitir esse importante documento em sua empresa, basta seguir os passos abaixo:
- Faça o registro na prefeitura, caso atue como prestador de serviço, ou na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), caso atue na indústria ou no comércio;
- Emita um certificado digital;
- Escolha um software para emissão das notas (lembrando que a prefeitura e a Sefaz disponibilizam um sistema gratuito para a emissão);
Com esses três passos, você já pode emitir sua nota fiscal. Mas atenção: você precisa preencher os dados corretamente, pois, após gerar uma nota errada, não será possível alterá-la.
Além disso, armazene suas notas fiscais por pelo menos 5 anos. Assim, caso sua empresa seja fiscalizada, você poderá comprovar suas operações através desses documentos.
Por fim, saiba que nós, da Opta Contábil, estamos à sua disposição para auxiliar em todo esse processo.
Conte com a Opta Contábil!
Não corra mais o risco de sofrer penalidades!
Entre em contato conosco, da Opta Contábil, para que possamos ajudá-lo não só com o processo de emissão de suas notas fiscais, mas também da própria emissão, gestão e armazenamento desses documentos.
Afinal, somos especialistas em serviços fiscais!
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A CONFORMIDADE FISCAL DA SUA EMPRESA!