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    Cultura organizacional: fortaleça e engaje pessoas de seu time

    Cultura organizacional: as maneiras de engajar seus funcionários e obter o melhor deles

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    Como fortalecer a cultura de sua organização e envolver seus colaboradores

    A cultura organizacional tem a ver com as crenças, os princípios e os comportamentos que impulsionam uma empresa.

    É o conjunto de valores compartilhados que impulsionam o comportamento dos funcionários. A cultura de uma organização tem um impacto direto sobre seu desempenho. 

    Grandes culturas organizacionais são baseadas no princípio de confiança, colaboração, comunicação, empatia, inovação, honestidade, humildade e variação de ideias. 

    Aqui estão as maneiras de engajar seus funcionários e obter o melhor deles em sua organização.

    Veja Também:

    Pergunte a seus funcionários o que é mais importante para eles

    Uma pesquisa de engajamento de funcionários é uma maneira rápida e simples de obter uma visão geral dos sentimentos de seus funcionários sobre seu trabalho. 

    As melhores pesquisas são projetadas para obter uma variedade de respostas, não apenas um monte de respostas de sim ou não. Elas devem ser projetadas para que os funcionários falem sobre seu trabalho, suas experiências e seus sentimentos sobre a organização. 

    As pesquisas também podem ajudá-lo a coletar dados importantes sobre seus funcionários. 

    Você pode usar esses dados para ajudá-los a tomar decisões informadas sobre áreas importantes, como remuneração, benefícios e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

    Você pode aprender o quanto os funcionários estão satisfeitos com seu trabalho, o que é importante para eles e como você pode melhorar.

    Se você for realizar uma pesquisa de engajamento, aqui estão algumas das melhores práticas a serem seguidas: 

    Tenha um objetivo claro: por que você está fazendo a pesquisa? O que você espera aprender? 

    Faça as perguntas relevantes: uma boa pesquisa de engajamento se concentrará nas questões que mais interessam aos funcionários. 

    Seja cuidadoso com o tempo e certifique-se de estar usando uma linguagem que os funcionários entendam e se sintam à vontade.

    Fazer da transparência uma prioridade

    As melhores organizações são aquelas nas quais os funcionários têm um senso de propriedade e envolvimento nos processos decisórios da empresa. 

    Uma empresa que é transparente sobre seu processo de tomada de decisões e na qual os funcionários têm um assento à mesa é uma empresa com uma cultura organizacional de alto desempenho.

    Você pode ajudar a criar uma cultura de transparência de algumas maneiras: 

    tornar visível a missão e os valores da empresa, ter políticas de porta aberta (torne-se disponível aos funcionários), ter reuniões regulares em que os funcionários possam fazer perguntas e obter feedback sobre os processos decisórios da empresa…

    Incentivar os funcionários a desafiarem os processos existentes também é importante, não asfixie a criatividade. Não asfixie a criatividade. Deixe seus funcionários experimentarem e tentarem coisas diferentes.

    Fomentar a colaboração misturando papéis e tarefas

    Você pode melhorar sua cultura organizacional mudando as funções e as responsabilidades das pessoas.

    Seus funcionários ficarão entusiasmados com os novos desafios que enfrentam no desempenho de suas tarefas diárias. 

    Você pode fomentar a colaboração misturando papéis e tarefas de algumas maneiras: 

    1. Designar equipes interfuncionais: crie equipes formadas por pessoas de diferentes departamentos que trabalham juntas regularmente. Você pode designar uma equipe para trabalhar em conjunto em um projeto específico, ou tornar a equipe permanente e contínua. 
    2. Rotacionar os membros da equipe: crie uma rotação regular dos membros da equipe para que todos tenham a oportunidade de trabalhar com pessoas diferentes. 
    3. Tente a formação cruzada: certifique-se de que seus funcionários saibam como fazer o trabalho uns dos outros, mesmo que seja apenas em um nível básico. 
    4. Mantenha as comunicações abertas: certifique-se de que todos os departamentos permaneçam em comunicação e que as informações fluam livremente entre eles.

    Não se esqueça de comemorar

    Em uma cultura em que não há comemoração, não há motivação e não há senso de realização. 

    É importante que haja comemorações regulares em sua organização. 

    Celebre aniversários, descontraia seu pessoal e planeje eventos para celebrar conquistas.

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    Se quiser garantir uma cultura organizacional forte e engajar seus funcionários, nós, da Opta, podemos auxiliá-lo!

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    Cultura organizacional: as maneiras de engajar seus funcionários e obter o melhor deles. Leia o artigo que preparamos e confira mais!
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