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ToggleDescubra agora quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e se eles significam uma ameaça ou uma oportunidade para o seu negócio
Toda empresa tem concorrentes, e eles podem impactar fortemente seus negócios, podendo significar uma ameaça ou uma oportunidade.
Desse modo, conhecer (e entender) os seus concorrentes diretos e indiretos é de fundamental importância para qualquer negócio que busque se manter organizado, saudável, atualizado e competitivo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber para identificar se seus concorrentes são uma ameaça ou uma oportunidade para o seu negócio.
Vamos lá?
Afinal, o que são concorrentes diretos e indiretos?
Para entender se seus concorrentes diretos e indiretos são uma ameaça ou uma oportunidade para seus negócios, você deve primeiro entender a diferença entre esses dois termos.
Desse modo, temos que os concorrentes diretos são aqueles que competem com você para conquistar os mesmos clientes, o mesmo público-alvo, apresentando as mesmas ofertas de valor e os mesmos produtos para alcançar o mesmo nicho de mercado.
Os concorrentes indiretos, por outro lado, não oferecem o mesmo produto ou serviço que você, mas também atendem e buscam conquistar o mesmo público-alvo.
Desse modo, imagine que você tenha uma cervejaria. Nesse caso, sua concorrência direta seriam as outras cervejarias, e a indireta seriam os bares que vendem cerveja, as lojas de bebidas, as lojas de conveniência, os supermercados,etc.
Assim, parece bastante simples, não é mesmo? Mas como identificar seus concorrentes na prática? Veja a seguir!
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Como identificar os seus concorrentes diretos e indiretos?
A fim de que você consiga identificar seus concorrentes diretos e indiretos, é necessário realizar algumas ações fundamentais, como:
- Pesquisa de mercado: considerando os pontos fortes e fracos do seu mercado de atuação, as mudanças e as atualizações, as práticas de sua concorrência, seu público-alvo…
- Mapeamento de mercado: será feito um levantamento das informações sobre os seus concorrentes, como os preços praticados, quem são os clientes, os diferenciais competitivos, a qualidade do atendimento etc. Além dessas informações, você irá identificar:
- As empresas que vendem os mesmos produtos para o mesmo público-alvo, praticando os mesmos preços;
- As que vendem os mesmo produtos para o mesmo público com preços semelhantes, mas estratégias de vendas diferentes;
- Empresas que vendem outros produtos, mas que podem substituir os produtos vendidos em seu negócio e, portanto, atendem ao mesmo público.
- Pesquisa de satisfação: assim, você poderá ter uma análise de seus concorrentes através da visão dos seus clientes e potenciais clientes.
Agora que você já sabe como identificar e analisar os seus concorrentes, é hora de entender se eles são uma ameaça ou uma oportunidade. Confira!
Os concorrentes diretos e indiretos são uma ameaça ou uma oportunidade?
Lembre-se de que uma ameaça é aquilo que pode afetar negativamente seu negócio, fazendo você perder clientes, vendas e lucro.
A oportunidade, por outro lado, é uma forma de você utilizar seus concorrentes como uma referência para aplicar estratégias que deram certo, para instigar sua criatividade para criar soluções, produtos e serviços que vão impulsionar seus negócios etc.
Desse modo, a fim de identificar se seus concorrentes são uma ameaça ou uma oportunidade, é necessário conhecer bem seus objetivos, seus processos, planejamentos, seus concorrentes, seu mercado, seu público, suas finanças…
Sendo assim, é fundamental contar com um suporte contábil estratégico para auxiliá-lo nessa missão e principalmente para garantir que você se mantenha à frente de sua concorrência, com uma empresa organizada, saudável e lucrativa.
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