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    RAIS: tudo o que você precisa saber essa obrigação!

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    RAIS – Veja o que sua empresa inativa precisa se atentar

    Entenda tudo sobre esse documento anual e evite maiores problemas com o MTE

    Você sabia que no início de cada ano, existe uma obrigação que as empresas precisam cumprir?

    Estamos falando da RAIS, uma declaração obrigatória criada pelo governo para coletar dados reais sobre a situação trabalhista do país.

    Mas o que é exatamente essa RAIS? Como ela deve ser enviada? E será que existe alguma exceção para cumprir essa obrigação? Se você tem curiosidade em saber mais sobre essa declaração importante, você está no lugar certo.

    Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a RAIS e como essa obrigação pode afetar sua empresa.

    O que é RAIS?

    RAIS é a sigla para Relação Anual de Informações Sociais, é um documento anual obrigatório para todas as empresas com funcionários registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    A RAIS é um relatório onde a empresa deve informar os dados cadastrais dos trabalhadores, como salário, horas trabalhadas, entre outros.

    Essas informações são utilizadas pelo governo para elaborar estatísticas e políticas de trabalho e emprego

    Leia alguns assuntos relacionados à RAIS nos materiais abaixo:

    Qual a importância da RAIS?

    A RAIS é importante porque é um documento obrigatório para todas as empresas com funcionários registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é utilizado pelo governo para elaborar estatísticas e políticas de trabalho e emprego, fiscalizar as empresas e verificar se estão cumprindo as leis trabalhistas.

    Esse documento também ajuda a calcular os benefícios previdenciários dos trabalhadores e garantir que os trabalhadores estejam sendo registrados corretamente e tendo seus direitos trabalhistas respeitados.

    Além disso, é uma forma de garantir transparência e legalidade na gestão de recursos humanos das empresas.

    Como a RAIS impacta na empresa inativa? 

    A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) é um documento obrigatório que as empresas devem preencher e enviar anualmente à Secretaria do Trabalho e Emprego (SAT) do Ministério da Economia.

    Ela relata informações sobre os trabalhadores e as remunerações pagas pelas empresas no ano anterior.

    Uma empresa inativa, ou seja, que não possui mais funcionários ou que não realizou atividades econômicas no ano base, ainda assim é obrigada a preencher e enviar a RAIS.

    Nesse caso, a empresa deverá informar que não possui funcionários ou que não realizou atividades econômicas no período base. Caso contrário, poderá ser penalizada pelo não envio da RAIS.

    Veja 6 fatores para se atentar na RAIS

    1. Data de envio

    É importante ficar atento à data limite para o envio da RAIS, que geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro do ano seguinte ao período base.

    2. Informações dos funcionários

    É necessário fornecer informações precisas e atualizadas dos funcionários, como nome, CPF, data de admissão e demissão, entre outros.

    3. Remuneração

    É preciso informar as remunerações pagas aos funcionários, incluindo salários, horas extras, comissões, entre outras.

    4. Benefícios

    É necessário informar quaisquer benefícios oferecidos aos funcionários, como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, entre outros.

    5. Acidentes de trabalho

    É preciso informar quaisquer acidentes de trabalho ocorridos com os funcionários durante o período base.

    6. Certificado Digital

    O envio da RAIS deve ser feita por meio de certificado digital, é importante garantir que você possua um válido e atual para evitar problemas no envio.

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    RAIS é uma obrigação importante para as empresas. Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
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