Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Reestruturação empresarial: como fazer da forma correta?

    Saiba Quando E Como Fazer Reestruturacao De Sua Empresa Da Forma Correta Post (1) - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Reestruturação empresarial: como fazer da forma correta?

    Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação empresarial para que ela seja feita da maneira correta em seu negócio

    Não são poucas as empresas que passam por situações complicadas, exigindo que gestores façam mudanças profundas no negócio. E, para te ajudar nessa tarefa, trouxemos informações relevantes sobre reestruturação empresarial em nosso artigo!

    Gerir uma empresa é lidar com diversas situações diferentes, que podem modificar a estabilidade do negócio, não sendo raros os casos de gestores sendo exigidos por posturas mais enérgicas e radicais, algumas até mesmo obrigando-os a recorrer à reestruturação empresarial.

    Quando esse for o assunto, saber identificar e agir em sintonia com a realidade do seu estabelecimento pode fazer toda a diferença no seu sucesso. 

    Por conta disso, entender o que é e como deve ser feita a reestruturação empresarial pode ser o passo inicial dado em direção à melhoria da produtividade do seu negócio e dos indicadores do seu estabelecimento.

    Como o objetivo de tornar essa tarefa mais fácil a você, reunimos informações relevantes sobre o tema.

    Saiba quando e como fazer a reestruturação de sua empresa da forma correta!

    Então, continue conosco e faça uma ótima leitura!

    O que é reestruturação empresarial?

    Podemos entender como reestruturação empresarial a mudança feita de forma radical em seus processos com o objetivo de melhorar os seus resultados.

    Não importa o tamanho do seu estabelecimento, não importa se você é um gestor de microempresa, empresa de pequeno porte, média ou grande empresa.

    Reorganizar a forma como ela opera pode fazer todo o diferencial no que diz respeito a aumentar sua produtividade e tornar seu negócio muito mais lucrativo.

    Desta maneira, reestruturar consiste na readequação de seus processos e, por vezes, está ligado:

    • Ao planejamento estratégico do seu estabelecimento;
    • À maneira como ocorre sua gestão de pessoas e forma como seus colaboradores desenvolvem suas atividades;
    • À forma como os departamentos estão divididos e operam;
    • Aos tipos e de produtos e serviços ofertados, bem como como são disponibilizados aos seus clientes;
    • À maneira como ocorrem seus processos, sejam eles internos ou externos;
    • À forma como as políticas da sua organização estão estruturadas;
    • A como o espaço físico está organizado;
    • Aos tipos de equipamentos, conservação, maneira como eles são utilizados por seus colaboradores;
    • A quais os recursos tecnológicos usados pela sua empresa;
    • Aos índices de desempenho dos seus colaboradores.

    Ainda, embora muitos gestores usem essa estratégia apenas ao passar por fases críticas, principalmente diante de crises, a reestruturação empresarial é indicada para enxugar seus gastos, promover o uso eficiente de recursos, simplificar processos e aumentar suas vendas.

    Quais problemas podem levar à necessidade de uma empresa reorganizar suas rotinas?

    A reestruturação empresarial permite otimizar os seus processos e, dentre os problemas que ela ajuda a corrigir, temos:

    • Burocracia excessiva, atrapalhando a fluidez dos processos;
    • Excesso de gastos;
    • Alta quantidade de colaboradores;
    • Baixa produtividade;
    • Trabalho entregue com baixa qualidade, ou que não seja totalmente satisfatório;
    • Excesso de atividades e baixos resultados;
    • Quantidade excessiva de departamentos.

    Nesse contexto, não é raro os gestores se acomodarem e usarem essa tática apenas em situações críticas, até por conta de toda energia necessária para realizá-la no ambiente empresarial.

    Porém,  quando ela é feita aos menores sinais de que algo não vai bem, as chances de você colher bons resultados aumentam, bem como o trabalho necessário à implementação pode ser reduzido consideravelmente.

    Dessa forma, é fundamental acompanhar os resultados do seu estabelecimento, identificar como os processos estão repercutindo nas atividades de seus colaboradores e se, de fato, as metas alcançadas estão de acordo com suas expectativas.

    Por que a reestruturação empresarial é importante para sua empresa?

    Existe um pensamento, costumeiramente atribuído a Albert Einstein, que pode ilustrar bastante o motivo da reestruturação empresarial ser essencial em alguns momentos do seu estabelecimento:

    “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

    Então, não serão poucas as vezes, em seu negócio, que o contexto poderá exigir mudança de atitude e desenvolvimento de estratégias e ações em prol da melhoria dos seus resultados.

    Ignorar ou não estar alerta para esses tipos de situações poderá contribuir com a estagnação ou prejuízos ao seu negócio.

    Através da reestruturação empresarial, você poderá:

    • Melhorar a comunicação entre os departamentos;
    • Fazer com que seus colaboradores estejam mais satisfeitos com o seu negócio;
    • Otimizar e contar com maior controle de seus processos;
    • Modernizar suas técnicas e métodos de trabalho;
    • Evitar ou diminuir erros e, consequentemente, a necessidade de retrabalho;
    • Ter melhor eficiência em seu estabelecimento;
    • Adotar rotinas que simplifiquem as tarefas;
    • Contar com produtos ou serviços de melhor qualidade;
    • Incrementar sua produtividade;
    • Estar mais alinhado(a) com as exigências do mercado;
    • Contar com políticas internas mais claras e alinhadas com os valores de seu empreendimento;
    • Reduzir seus custos.

    Dessa forma, a reestruturação empresarial é importante não apenas quando se tem como objetivo sair de situações de crises, mas também para minimizar seus prejuízos ou mesmo se antecipar a esses momentos.

    Quais os principais problemas enfrentados quando esse é o assunto?

    Sendo assim, uma das principais dificuldades enfrentadas por gestores quando se trata de reestruturação empresarial está em entender o seu negócio e saber se esse seria o momento oportuno.

    Mas isso já é resultado de um outro comportamento, o qual seria ignorar ou subvalorizar a importância de se acompanhar os números gerados pelo seu empreendimento. 

    Entender a necessidade de tomar decisões baseadas na realidade de sua empresa é fundamental para evitar gastar recursos desnecessários, ou mesmo realizar esforços que não irão contribuir para resolver, de forma efetiva, algum problema.

    Para tanto, ter um tino empresarial, entender o funcionamento do mercado, saber o comportamento dos seus fornecedores e como as questões governamentais influenciam seu estabelecimento podem não ser suficientes para basear as suas decisões.

    Conhecer o seu patrimônio é fundamental, saber como estão os números da sua empresa evita decisões equivocadas, permite direcionar seus esforços em direção à causa, e não aos efeitos daquilo que compromete o desenvolvimento do seu negócio.

    Porém, quando se trata de reestruturação empresarial o desconhecimento da situação patrimonial ainda é recorrente.

    E isso acaba por comprometer sua gestão de realizar ações defensivas, antes que seu negócio passe por crise.

    Outro grande problema enfrentado pelos gestores relacionado a esse tema é sobre conhecer modelos e experiências em outras empresas que possibilitaram a realização de uma reestruturação empresarial eficiente.

    Isso não significa copiar integralmente soluções eficazes em outras situações.

    Até pelo fato de não ser garantido ter os mesmo resultados em seu estabelecimento, pois diferentes aspectos podem comprometer o resultado final.

    Mas quando você conhece exemplos diferentes fica mais fácil encontrar soluções acertadas quando se trata de reorganizar os processos de sua empresa.

    Além disso, outra grande dificuldade está em inserir sua proposta no dia a dia dos colaboradores e motivá-los a aderirem à causa.

    Reestruturação empresarial vai exigir da sua equipe sair da zona de conforto, dessa maneira, você precisa também identificar formas de integrá-la em todo o processo.

    Afinal, seus colaboradores serão peças fundamentais na promoção das mudanças que você deseja implementar em seu estabelecimento.

    Como fazer a reestruturação empresarial da maneira correta?

    Para a reestruturação empresarial ser feita da maneira correta, primeiramente é fundamental conhecer a realidade atual do seu estabelecimento e o principal problema que deseja atacar.

    Isso permite focar suas ações em uma questão específica, porém não quer dizer deixar outras questões de fora.

    Transformar Financas - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil - Gestão EmpresarialPowered by Rock Convert

    Nessa etapa inicial, certifique-se de estar munido de informações detalhadas sobre o seu empreendimento, isso ajudará inclusive ao realizar comparações e for mensurar a eficiência das ações e mudanças realizadas.

    Também é importante entender como está a estrutura atual do seu negócio, isso é possível coletando a maior quantidade de informações relacionadas às atividades de sua empresa.

    Isso pode ser possível utilizando entrevistas, realizando observações e através de relatórios.

    Organize essas informações em gráficos, tabelas, planilhas, dentre outros, e analise as informações, busque interpretar como elas estão relacionadas aos resultados presentes que você deseja mudar.

    Agir assim também vai te ajudar a clarificar os problemas enfrentados pela sua empresa.

    O Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito (também conhecido como Diagrama da Espinha de Peixe) pode te ajudar nessa tarefa.

    Para realizá-lo, primeiro você precisa definir o problema que será resolvido, o qual deverá estar escrito em um quadrado.

    Aponte uma seta para esse quadrado e, ligado à seta, relacione, junto com sua equipe, às possíveis causas que contribuem para sua ocorrência.

    Uma dica a ser seguida é enumerar essas causas de acordo com a importância para o surgimento do problema.

    Após definir o objetivo de seu ataque, você deverá realizar um planejamento estratégico, definindo metas e ações a serem seguidas com o objetivo de realizar a estruturação empresarial.

    Lembre-se de eleger os responsáveis e prazos para cada uma das ações contidas em seu planejamento estratégico.

     Na etapa da implementação é importante contar com toda equipe, por conta disso, garanta que todos estejam cientes das mudanças a serem realizadas, os motivos e os resultados esperados.

    Então, realizar treinamentos vai ajudar bastante nessa tarefa.

    Nesse momento também estabeleça indicadores de desempenho que deverão ser alcançados, mas lembre-se de ajustá-los à realidade do seu empreendimento.

    Lembre-se: metas inatingíveis vão contribuir apenas para desestimular sua equipe.

    Faça o acompanhamento constante através de relatórios específicos, compare os dados com aqueles obtidos antes de começar o processo de reestruturação empresarial, corrija aquilo que não estiver em conformidade com suas expectativas.

    Saiba como o método Kaizen pode te auxiliar nessa missão

    Uma técnica usada por muitos em com potencial para te ajudar nesse momento de reestruturação empresarial é o Método Kaizen.

    Kaizen é um termo japonês, em português pode ser entendido como “mudança para melhor”.

    Pode ser usado em diferentes áreas, como vida pessoal, social, familiar, dentre outras.

    Surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e hoje é utilizado por muitas grandes empresas, sendo vantajoso também aos micro, pequenos e médios negócios.

    Um dos seus objetivos principais é reduzir custos e melhorar a produtividade em seu estabelecimento.

    Dessa forma, uma de suas premissas é o entendimento da importância do trabalho coletivo, o qual se sobrepõe ao individual, e usando como estratégia mobilizar o trabalho conjunto de forma eficiente em prol do alcance dos objetivos da empresa.

    Para isso, Masaaki Imai, seu idealizador, afirma ser o Método Kaizen estruturado sobre os seguintes pilares:

    • Eliminação gradual de desperdícios;
    • Foco da atenção onde se deseja valorizar;
    • É um método que tem como foco os processos;
    • Pessoas têm prioridade;
    • Qualquer cultura poderá se beneficiar, não apenas a japonesa;
    • Uso de estratégias visuais para promover clareza nas informações, sejam elas relacionadas a procedimentos, processos ou valores;
    • Envolvimento de toda equipe na busca pelos objetivos estabelecidos;
    • A implantação do Método Kaizen deve ser barata.

    Ao ser implementado, é importante:

    • Anotar as ideias e processos que deverão ser seguidos, deixá-los à vista de todos os envolvidos, para terem sempre em mente os objetivos necessários de serem alcançados, dessa forma, é importante reservar um local exclusivo para informações sobre a aplicação do Método Kaizen, de preferência em um local de grande tráfego de sua equipe;
    • Dedique um tempo para parar e identificar áreas com excesso de desperdício, esse momento deverá ser periódico, aproveite para identificar os resultados alcançados e também compartilhe-os em local visível;
    • Faça um planejamento sobre como essas mudanças serão realizadas, estabeleça prazos;
    • Estude e se aprofunde sobre a metodologia Kaizen;
    • Esteja aberto a sugestões, avalie-as e verifique as vantagens em aplicá-las, recompensando ideias viáveis.

    Apoio especializado: por que é importante contar com ele?

    Então, para que sua reestruturação empresarial ocorra da maneira adequada, contar com apoio de especialistas pode ser uma estratégia inteligente.

    Isso porque, através de seu apoio, você consegue buscar soluções mais eficientes e que vão permitir maior assertividade na aplicação das mudanças necessárias à reestruturação empresarial do seu negócio.

    Além disso, ao contar com apoio especializado, fica muito mais fácil entender o que, de fato, seus números significam, poupando-te de decisões equivocadas, as quais podem repercutir em desperdício de tempo de dinheiro.

    Entenda como nós, da Opta Organização Contábil Ltda, podemos te ajudar nessa tarefa

    Nesse contexto, nós, da Opta Organização Contábil, podemos te ajudar na reestruturação empresarial do seu negócio.

    Através da nossa contabilidade você poderá ter acesso a informações sobre o desempenho do seu patrimônio e sobre a performance do seu estabelecimento em um determinado período, facilitando identificar a eficiência das ações que você está realizando em seu plano de reestruturação empresarial.

    Conosco, além do apoio que você precisa para estar em dia com a legislação tributária, trabalhista, previdenciária e ainda manter sua empresa legalizada, também trabalhamos para levar soluções que representem maior lucratividade para o seu estabelecimento, como uma menor carga tributária.

    E você, ainda tem alguma dúvida sobre alguma informação trazida em nosso artigo ou deseja saber, com mais detalhes, como podemos ajudar no desenvolvimento da sua empresa ou na reestruturação empresarial do seu negócio?

    Então fale com a gente! Nossos especialistas aguardam o seu contato!

    Quero Agendar Uma Reunião (1) - Contabilidade em Pinhais - PR | Opta Contábil

    QUERO ABRIR MINHA EMPRESA

    Summary
    Reestruturação empresarial: como fazer da forma correta?
    Article Name
    Reestruturação empresarial: como fazer da forma correta?
    Description
    Não são poucas as empresas que passam por situações complicadas, exigindo que gestores façam mudanças profundas no negócio. E, para te ajudar nessa tarefa, trouxemos informações relevantes sobre reestruturação empresarial em nosso artigo!
    Author
    Publisher Name
    Opta
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Deixe um comentário

      avatar
        Subscribe  
      Notify of
      Powered by